Relatório Semestral

Relatório de Gestão n°1

Para que todos saibam o que está acontecendo e para que todos tenham a liberdade de propor e participar, faremos relatórios do que estamos fazendo enquanto diretório acadêmico.

Segue abaixo um resumo das atividades desse semestre que passou.

As eleições aconteceram entre 28 e 30 de abril. Concorrendo como chapa única ao Diretório Acadêmico de Produção Cultural, recebeu um total de 147 (cento e quarenta sete) votos válidos, alcançando assim o quorum de 50% + 1 (cinqüenta por cento mais um) dos alunos regularmente matriculados no curso.

O grupo da gestão é formado por Bernardo Marques, Bianca Caetano (Bibi), Carlos Soares (Pedigree), Débora Parente (Mel), Enrico Cipriani, Ludmila dos Santos, Marcela Cavalcanti e Paula Kepler. Para organizarmos melhor nosso trabalho e para otimizar nosso tempo – já que todos precisam estudar e trabalhar também – dividimos o diretório em oito núcleos. Vamos listar as atribuições de cada um para que todos saibam quem procurar para cada coisa específica.

1)COORDENAÇÂO GERAL

2)SECRETARIA

Os dois cargos são divididos entre Bianca e Mel. É de responsabilidade das duas:

– Representar em juízo o DA;

– Presidirem as reuniões e assembléias;

– Dar o voto de minerva nas reuniões;

– Gerenciar o grupo;

– Apresentar relatórios mensais, semestrais e de fim de mandato;

– Organizar burocratica e administrativamente;

– A documentação, os arquivos e as correspondências do diretório;

– Fazer as atas das reuniões.

3)TESOURARIA

O cargo é dividido entre Carlos e Marcela. É de responsabilidade deles:

– Todo o patrimônio do diretório;

– Assinar junto com a coordenadoria os documentos da tesouraria;

– Preparar balancetes mensais, semestrais e de final de gestão;

– Efetuar pagamentos, cuidar das prestações de contas, assim como toda a movimentação bancária do diretório;

– Pensar junto com o departamento social meios de geração de renda.

4)DEPARTAMENTO DE IMPRENSA

O departamento é dividido entre Ludmila e Marcela e fica a cargo das duas:

– Toda a divulgação relacionada com o diretório;

– A publicação do jornal bimestral;

– Preparar os classificados de procult.

5)DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

É de responsabilidade da Tatiana e cabe a ela:

– A representação externa do curso;

– Articular com os outros cursos;

– Captar patrocínios;

– Fechar parcerias entre o curso e instituições externas.

6)DEPARTAMENTO SOCIAL

O departamento é dividido entre Enrico e Bernardo e cabe a eles:

– A organização de atividades de caráter social;

– Eventos/ações/políticas;

– A produção de ao menos um Lá Tá Rolando mensal.

7)DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS

É de responsabilidade de Paula e cabe a ela:

– Dar apoio às questões e necessidades dos alunos;

– Fazer a integração entre alunos, professores e instituição.

8)DEPARTAMENTO DE ATLÉTICA

É de responsabilidade do Carlos e cabe a ele:

– A organização de atividades esportivas.

Agora falando sobre o que aconteceu nesse período…

  • A xerox deu no saco e passamos algum tempo perturbando o chefe para que uma solução fosse encontrada. Depois de muito nos mandarem de um lugar para o outro, de preparar uma carta de reclamação, de encontrar um concorrente com uma boa proposta para entrar no lugar dele e da dona Mara (diretora do instituto) ajudar um monte na pressão, conseguimos que uma nova máquina fosse comprada, que a antiga fosse consertada e que uma nova funcionária fosse contratada. Até então parece que o serviço melhorou, ou pelo menos agilizou. De qualquer forma, o tal chefe está sabendo que temos uma carta na manga e que se vacilar outra vez vai ser mandado embora! Segundo os funcionários da xerox vai rolar uma reforma, ampliando e estruturando melhor a sala, algo que vale uma pressãozinha também. Agora a próxima reza dessa missa é conversar sobre a contrapartida que ele nos dá. Em outras faculdades o aluguel do espaço costuma ser pago aos diretórios do prédio, no IACS esse dinheiro vai para em algum órgão de terceirização da UFF. Tudo o que ele oferece são 500 cópias para serem divididas por todos os cursos, o que temos dividido em 71 páginas para cada, o que é ridículo, quase uma esmola.

  • Além do caso da fotocopiadora, estamos dialogando com outros cursos (com alguns deles ainda tentando). Estudos de Mídia até agora é o curso mais próximo e que está entrando como parceria em vários planos nossos: eventos, representação junto a direção, políticas culturais. No Lá Tá Rolando, por exemplo, já temos a participação deles. Há planos de fazermos eventos em conjunto e de pensar atividades para a calourada num coletivo Iacsiano.

  • Já que falamos da calourada… é consenso entre os DAs a necessidade de integração dos cursos, com ações que criem uma reflexão a esse respeito e que possibilitem que essa união ocorra. Pensamos na calourada como um momento chave e multiplicador: se cativarmos toda a turma de calouros por essa causa, se recebermos eles nesse clima, é resultado natural que eles criem uma intimidade maior entre eles, e nisso são 280 cabeças sendo preparadas por esse discurso. Pensamos então em dividir a programação da calourada com as comissões que se formam de trote: caberia a comissão as brincadeiras já tradicionais, tendo 3 dos 5 dias, e aos diretórios pensar eventos de integração, tendo dois dias para isso.

  • Quanto ao Lá Tá Rolando, aconteceu um no dia 20 de maio, no sótão, com a temática de samba e choro. Tivemos umas trinta pessoas no evento (exatamente o que tinhamos previsto junto à Mara), e muitas delas de jornalismo, publicidade e biblioteconomia, o que é um ótimo sinal. Temos planejado um outro Lá Tá para o dia 19 de junho, com o João Nacif cantando os 50 bossa nova, no sótão, às 18h. Estudos de Mídia está ajudando na produção.
  • E estamos tentando há séculos conseguir um ônibus para levar a galera pra ver um Lá Tá Rolando do P.U.R.O., mas tá difícil. Fica um aviso a quem tem esse tipo de pretensão: o prazo que a UFF exige dos requerimentos de transporte é de 40 dias de antecedência e mesmo cumprindo isso fica complicado. Pode deixar que assim que conseguirmos um vocês serão avisados.

  • A Choppada foi fechada com a Tribus (Tasca do Renato) para o dia 10 de junho, às 20h. Alugamos o salão, com serviço de bar, aparelhagem sonora e iluminação. Fora que conseguimos 3 Djs muito bons, 30 caixas de cerveja, muito gummy, refrigerante e água. A intenção de fazer num novo bar foi de motivar a galera, dar uma nova cara, aproximar mais da faculdade e permitir que outras pessoas vejam a galera de procult. Graças a todos nós o evento foi um sucesso. Mais de 200 pessoas passaram por lá, muitos amigos foram revistos e conseguimos um pequeno lucro! Parabéns!

  • Um release padrão do curso de Produção Cultural está sendo preparado para a representação externa de nosso curso em conjunto com a coordenação do curso. Assim teremos como mandar material para empresas, revistas, colégios, enfim, para onde pudermos nos representar. Interessados em ajudar, temos interesse em vocês! Favor entrar em contato.

  • Conseguimos um desconto de 70% no curso de designer gráfico Xpert, do Centro de Niterói.

  • A Mel está participando das reuniões de colegiado, assim como das reuniões que tratam da construção do novo prédio do IACS no Gragoatá.

  • A Bianca organizou um questionário para conseguirmos matérias optativas do nosso interesse! Obrigado a todos que participaram!

Bem, essas foram as coisas que conseguimos fazer nesse período. Fora isso há uma estruturação do curso acontecendo e projetos para serem colocados em prática.

E por favor, o D.A precisa da ajuda de vocês! Qualquer idéia basta nos procurar!

Abraços.

Anúncios

Uma resposta

  1. Queria saber quando vocês irão atualizar o site?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: